A Biblioteca Municipal de Freixo de Espada-à-Cinta situada a poucos metros do Freixo em cuja sombra, segundo a lenda, repousou D. Dinis, dispõe agora de dois exemplares de “Alma de Isabel – de Aragão ao Chiado” para os seus leitores.
O freixo é uma árvore de grande porte, que está associado na memória viva da cultura europeia ao combate e vitória sobre os adversários, incluindo o inimigo interior. Árvore protectora não só de guerras, mas também de tempestades e naufrágios, e com poderes terapêuticos, será mesmo na perspectiva europeia a árvore primordial, da qual até a Humanidade provém.
Diz a lenda que El-Rei D. Dinis, recuperando forças da luta contra os correlegionários do filho D. Afonso, adormeceu na sombra do Freixo multi-centenário junto à Torre do Castelo. Então o Espírito da Árvore, sob a forma de um velho de grande estatura e barbas brancas, com a espada do rei na sua cinta, apareceu-lhe em sonhos e aconselhou-o a fazer as pazes com o filho, como era vontade da sua esposa Isabel de Aragão. O rei não terá escutado até ao fim os conselhos da Árvore e ainda que a paz com o seu filho tenha sido restabelecida, não o foi de forma duradoura.
Localizada na Praça Jorge Álvares a Biblioteca Municipal de Freixo de Espada-à-Cinta está aberta de segunda a sexta-feira das 9h30min-12h/14h-18h. Com cerca de 500 leitores inscritos a Biblioteca disponibiliza os exemplares em regime de empréstimo domiciliário gratuito durante 15 dias.
Sem comentários:
Enviar um comentário